Valquiria Silvana Torres

Coordenadora Diocesana do Ministério de Intercessão


Contatos:

 

intercessao
@rccdiocesesjbv.com.br

Pedidos de Oração
clique aqui.





ministérios

Intercessão

 

Oração do Niceno-Constantinopolitano.

 

Intenção de Oração.

 

O Ministério de Intercessão (antiga Secretaria Moisés) desde o início da Ofensiva Nacional visa a formar e agilizar uma Rede de Intercessores, através das Equipes dos diversos Grupos de Oração. Com o Projeto "Reavivando a Chama", devemos incentivar cada vez mais o carisma da Oração de Intercessão. Deus procura Intercessores! É certamente neste sentido que podemos entender a palavra do profeta Ezequiel quando diz:

 

"Tenho procurado entre eles alguém que construísse o muro e se detivesse sobre a brecha diante de mim, em favor da terra, a fim de prevenir a sua destruição, mas não encontrei ninguém"(Ez 22,30).

 

Juntamente com a Rafael, poderíamos dizer, são as duas pernas da RCC, ou sejam, fazem a Renovação se movimentar, pela Oração e pela Cura e Libertação. Especificamente no caso da Moisés, é de vital importância para o trabalho, pois, como diz São Bento, "Ora et Labora" - Reza e Trabalha - pois toda a nossa ação evangelizadora como Igreja estará amparada, impulsionada pela ação do Espírito Santo de Deus que se manisfestará através da oração.

 

Por quê participar do Ministério de Intercessão

 

Deus procura intercessores, e grande é a sua decepção de não encontrar pelo menos um! Mas porque Ele não os encontra? Talvez por não se aperceberem da grande importância e necessidade para a Salvação do povo; pois na palavra de Ezequiel a intercessão aparece como condição primordial para a Salvação do mesmo.

 

Nada, sem dúvida é impossível para Deus, mas Ele quer que seja desta maneira, escolhendo-nos, a intercessão exigida por Deus nos leva a revisar a nossa vida, nossas idéias para que este jeito de orar nos faça mais próximos d’Ele.

 

Hoje cremos em Jesus Ressuscitado, o nosso intercessor que sentado à direita do Pai nos deu seu Espírito Santo, como havia prometido. Na palavra de São Paulo aos Romanos 8,26 nos diz:

 

"O Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis".

 

É urgente uma intercessão no poder do Espírito Santo, pois fomos escolhidos para ficar na brecha, e entre tantas situações de dor, de angústia, desespero, e depressão devemos deixar o Espírito agir em nós e através de nós. O intercessor que se deixa conduzir pelo Espírito Santo tem uma meta que não pode ser esquecida: trazer a graça até aqueles que estão necessitados.

 

Trabalho desenvolvido pela intercessão

 

O Ministério de Intercessão do Paraná desenvolve um trabalho de intercessão, ligado a Rede de Intercessão Nacional, que visa apoiar e fortalecer os grupos de intercessão ligados aos grupos de oração e dar formação aos intercessores no sentido de sustentar todo o projeto da Renovação Carismática Católica.

 

Pois, ser intercessor, é ser com a vida como Jesus. E é ser em Jesus, inseridos n'Ele. Pois, a Palavra nos diz: "em vão trabalham se o Senhor não construir".

 

Como os demais ministérios, o Ministério de Intercessão está inserida na nova fase do projeto da Ofensiva Nacional, denominado "Reavivando a Chama" dando continuidade aos objetivos de unidade, identidade e missão da RCC no Brasil.

 

Unidade: Trabalhar em conjunto com os outros ministérios, orientando a implantação de grupos de intercessão e a formação de intercessores.

 

Identidade: O Ministério de Intercessão tem como espiritualidade básica, a vivência do Batismo no Espírito Santo.

 

Missão: Motivar e animar a oração de intercessão em todos os segmentos da RCC, para o bom desempenho do projeto "Reavivando a Chama", visando o fortalecimento da intercessão nos grupos e comunidades." (Vianna Maria Lúcia - Intercessão na RCC, pg 4).

 

Projetos: Aprofundamo-nos na espiritualidade como intercessores.

 

Estamos para receber duas novas apostilas sobre a espiritualidade da intercessão, escritas pela Maria Lúcia Vianna e revisadas pelo novo Coordenador Nacional Vicente G. de Souza Neto. Vamos então, procurar aplicar o conteúdo destas apostilas em todos os grupos de intercessão do Paraná, diretamente, ou através dos Coordenadores Diocesanos do ministério.

 

Enquanto isso, estamos procurando repassar às dioceses estaduais nos fins de semana, na medida do possível, a revisão e aprofundamento do "Projeto Reavivando a Chama", da nova fase da Ofensiva Nacional dentro do Ministério de Intercessão.

 

O que é intercesão ?

 

INTERCESSÃO significa pedir em favor de alguém, rogar por alguém ou situação. Significa ser INTERMEDIÁRIO (INTROMETIDO) junto de DEUS.

 

O INTERCESSOR é aquele que ora com fé, até formar JESUS, através da oração, na pessoa por quem é levado pelo ESPÍRITO SANTO a ORAR.:

 

Abraão pediu por Sodoma (Genesis 18, 23-33)

Daniel orou pela libertação do seu povo (Daniel 9, 1-19)

Paulo é exemplo de constante INTERCESSOR (Colossenses 1,9)

 

O INTERCESSOR se lança diante de DEUS em esta mesma confiança, pois trás no seu coração a promessa de JESUS: “Aquele que crê em mim fará as obras que faço e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai “ (Jo. 14, 12).

 

Importante lembrar que PEDIR é uma coisa, INTERCEDER é outra. INTERCEDER é mais que pedir, pois nos colocamos entre a necessidade e o necessitado para ser com ele, sofrer com ele, rogar por ele, suplicar por ele. O INTERCESSOR reconhece DEUS como DOADOR. INTERCESSÃO é um ministério, ou seja, um SERVIÇO.

 

Notamos isto em ÊXODO 17,4 – “Então dirigiu Moisés esta prece ao Senhor: que farei a este povo ? Mais um pouco e irão apedrejar-me"

 

Moisés se dirige a Deus como DOADOR. É de DEUS que depende nossas atitudes. Nele buscamos sabedoria, como Moisés, para dirigir o povo.

 

ENCONTRAMOS AINDA NA SAGRADA ESCRITURA OUTRAS PASSAGENS, AS QUAIS NOS LEVA A RECONHECER TOTAL DEPENDÊNCIA DE DEUS:

 

a) JOSUÉ 6, 1

b) I REIS 18, 20

c) JEREMIAS 42, 1- 18

d) A Intercessão de Maria - JOÃO 2. (Bodas de Caná)

e) A Intercessão de Jesus - JOÃO 17,9

 

O MINISTÉRIO (serviço) de INTERCESSÃO nos dá sinais e soluções como luz, diante das súplicas e pedidos. Vejamos isto:

 

ÊXODO - 15, 24-26. O Senhor mostrou a Moisés um madeiro que ele jogou na água amarga e ela se tornou boa para beber. Mas note: Moisés clamou a DEUS pela necessidade do povo. Ele colocou-se como INTROMETIDO, entre as necessidades e o Senhor (DOADOR)

 

ASSIM,UM INTERCESSOR DIANTE DA SITUAÇÃO DEVE AGIR PERGUNTANDO:

 

a) O QUE FAZER ? (Êxodo 17,4)

b) COMO FAZER ? (Êxodos 15,24)

c) ROGAR PELA NECESSIDADE. (Êxodo 32,11)

d) FALAR COM DEUS PESSOALMENTE. (Jeremias 33,3)

 

Quais são as causas que devemos interceder ? Devemos interceder:

 

a) Pela Cura de uma pessoa;

b) Pela libertação de alguém oprimido;

c) Pela mudança de hábitos de alguém;

d) Pela manutenção das coisas de DEUS;

e) Pelo sucesso de algum projeto.

 

A INTERCESSÃO sendo Ministério (Serviço) tem a função de rogar em favor de algo, de alguém ou por uma situação. O INTERCESSOR deve estar atento sempre, pois a pessoa necessitada, está envolvida com seus problemas, trazendo consigo tristeza, angústia, dor, medo, perturbação, ansiedade, etc. A INTERCESSÃO sendo um Ministério (Serviço) ;e uma graça que recebemos de DEUS. Então é um Dom. Um DOM do ESPÍRITO SANTO. Um DOM dado pelo batismo no Espírito.

 

VEJAMOS O QUE DIZ A IGREJA:

 

O Concílio Vaticano II diz: “PELO BATISMO TEMOS O SACERDÓCIO DE CRISTO, ASSIM PELO BATISMO EM JESUS CRISTO, SOMOS TODOS CHAMADOS AO MINISTÉRIO DE INTERCESSÃO.

 

Vejamos ainda a Palavra: HEBREUS 7, 24- 25. “ESTE PORQUE VIVE PARA SEMPRE, POSSUI UM SACERDÓCIO ETERNO . É POR ISSO QUE LHE É POSSIVEL LEVAR A TERMO A SALVAÇÃO DAQUELES QUE POR ELE VÃO A DEUS, PORQUE VIVE SEMPRE PARA INTERCEDER EM SEU FAVOR” QUANDO DEVEMOS NOS UNIR EM ORAÇÃO INTERCESSÓRIA ?

 

a) Pelos acontecimentos gerais: (Meios de comunicação, etc)

b) Por pessoas e suas necessidades.

c) Pelo sucesso e intenções variadas.

 

   

Outros Ministérios


 

 


Site RCC Diocesana - Renovação Carismática Católica / Diocese São João da Boa Vista - Ministério de Comunicação Social - 2012